top of page
Buscar

Campinenses-do-sul participam de eventos públicos da revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade

Nos eventos realizados, os técnicos apresentaram os principais aspectos do diagnóstico desenvolvido e a população debateu assuntos ligados aos temas prioritários considerados no planejamento dos planos em construção coletiva.


Um grupo de pessoas assistindo uma apresentação em um auditório.
Em evento comunitário, a população debateu assuntos ligados aos temas considerados prioritários no planejamento dos planos em construção coletiva. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

A Prefeitura Municipal realizou na terça-feira, 02 de abril, a segunda audiência pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e da elaboração do Plano de Mobilidade (PlanMob) de Campina Grande do Sul (PR). Com suporte técnico da URBTEC™, foram apresentados os principais destaques do diagnóstico dos planos em construção coletiva, com participação da sociedade civil.


A audiência ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença de cidadãos campinenses-do-sul interessados em contribuir para o desenvolvimento urbano e a melhoria da mobilidade no município. Os técnicos aproveitaram para convidar a população para a oficina de propostas, organizada para quinta-feira, 04 de abril.


Durante o evento, os representantes da URBTEC™ detalharam os aspectos-chave do diagnóstico do município desenvolvido na revisão do PDM, abordando questões como ocupação territorial, distribuição espacial da população, áreas de risco, infraestrutura urbana e outros elementos essenciais para o crescimento e desenvolvimento sustentável do município.


Da mesma forma, foram apresentados os resultados do diagnóstico levantado para a elaboração do PlanMob, destacando a situação atual da mobilidade no município, incluindo dados sobre o sistema viário, transporte coletivo, ciclovias, acessibilidade e deslocamentos dos diversos modos, entre outros.


Os cidadãos presentes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e fazer questionamentos aos especialistas presentes, demonstrando o engajamento ativo e construtivo no processo de revisão dos planos.

 

OFICINA COMUNITÁRIA

Na noite de quinta-feira, 04 de abril, os munícipes interessados na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade de Campina Grande do Sul participaram da oficina comunitária realizada na Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, localizada no Jardim Paulista.


Um grupo de pessoas interagindo com um mapa.
Os participantes puderam fazer apontamentos e localizá-los nos mapas do município. | Foto: Ilana Kruchelski/URBTEC™

Durante o evento, os participantes se envolveram em dinâmicas de grupo e debateram sobre temas prioritários tratados nesta fase de construção coletiva das propostas para ambos os planos.


Com suporte técnico municipal e a condução de atividades metodológicas propostas pela URBTEC™, os participantes apresentaram suas propostas e fizeram apontamentos nos mapas disponibilizados nos grupos de trabalho. A arquiteta urbanista Débora Follador, da URBTEC™, ressaltou a importância desse momento.


“Queremos ouvir a população e acatar as indicações dos principais pontos positivos e anotações sobre as áreas que necessitam de maior atenção por parte dos planejadores, visando atender às expectativas e interesses do coletivo”, disse.

A discussão em torno da revisão do Plano Diretor abordou assuntos relacionados à infraestrutura urbana, ao desenvolvimento socioeconômico, ao meio ambiente e à ocupação territorial, além de outras questões voltadas à organização e ao reordenamento do município de forma geral.


Com alinhamento à elaboração do Plano de Mobilidade, também foram levantadas propostas com foco nos temas ligados ao sistema viário, transporte, ciclovias, acessibilidade, deslocamento de cargas e meios de locomoção motorizados e não motorizados, entre outros.


A participação contínua da população é fundamental para o andamento da iniciativa de revisão do Plano Diretor e para a elaboração do Plano de Mobilidade do município. Mais informações sobre os instrumentos estão disponíveis no site: www.planoscampina.com.br.






Comments


bottom of page